RESISTÊNCIA EM DEFESA DOS DIREITOS INDÍGENAS

Ano VI, Edição XXVI, 17 de abril de 2019

O Museu Magüta realiza no município de Benjamin Constant - AM, a Semana de Resistência em Defesa dos Direitos Indígenas, tem por objetivo apoiar a Mobilização Nacional Indígena do Brasil, defendendo os direitos dos povos indígenas no âmbito intercultural, tendo como apoiadores artesãos, artistas, grupos de danças indígenas, agricultores, professores, agentes de saúde, segurança comunitário, lideranças indígenas e sociedade civil, buscando a igualdade por meio da valorização, fortalecendo a identidade dos grupos étnicos de forma intercultural, despertando por meio das atividade inicial, perspectiva de elaborar projetos, programas e planos de ação que promovam o desenvolvimento turismo indígena, criando oportunidades de geração de renda através do fortalecimento da cadeia de produção cultural, proporcionando melhoria de vida e equidade social.

Nos dias 15 e 16 de abril acontece a abertura inicial.

Dia 17 de abril o evento acontece no Instituto de Natureza e Cultura.

Dias 18 e 19 de abril o encerramento na Sede do Museu Magüta.

 

Atendimento ao Público

Aos som de tambores, danças e músicas indígenas.

O evento conta com Venda de artesanato, de comidas típicas regional, exposição das artes indígenas, café regional, plantas e remédios tradicionais, exposição de guerreiro e guerreira indígena, venda de camisas e máscaras dos mitológicos.

Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Benjamin Constant, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Federal do Amazonas e empresários locais.

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490