Ngu'tapa e sua esposa Mapana

A muito tempo atrás, quando o povo magüta nao existia e o povo tikuna de hoje tambem nao existiam, Ngu'tapa vivia com sua esposa Mapana numa terra chamada Eware.

Eles caçavam juntos, faziam a roça e cuidavam de toda essa terra, eles nasceram como o surgimento do mundo e cresceram juntos para proteger aquele lugar.

Certo dia Ngu'tapa pensou em ter uma grande família, porem, sua esposa Mapana nao queria ter relações com seu esposo, surgindo assim um pensamento de raiva do esposo pela esposa. 

As coisas ja nao iam bem com o casal, sempre havia brigas, certo dia cada um construiu sua casa, porém, sempre que sentiam falta um do outro se encontravam pelo caminho.

Assim viviam Ngu'tapa e sua esposa Mapana. 

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490