MOÇÃO HONROSA 30 ANOS DO MOVIMENTO INDÍGENA

A Solenidade de entrega doTítulo de honra ao Mérito Moção Honrosa foi presidida pelo Profº Vereador Ciderjânio Salvador e Vereador Firmino - presidente da Câmara Municipal de Benjamin Cosntant, ambos foram os autores da homenagem, contou com a presença de professores da UFAM,Lideranças indígenas locais, familiares e vereadores.

A entrega do Título de Honra ao Mérito Moção Honrosa pelos 30 anos do  Movimento Indígena no Alto Solimões aconteceu no último dia 23 de novembro de 2017 na Câmara Municipal de Benjamin Constant. No dia 23/12/2017, a Câmara Municipal de Vereadores de Benjamin Constant que realizou pela primeira vez uma cerimônia de reconhecimento e homenagem a grandes líderes lutadores do Movimento Indígena do Alto Solimões. Foram mencionados também algumas lideranças que já não estão entre nós, mas que abriram caminhos para a conquista de muitos direitos para suas gerações, entre eles Ticuna e Kokama. 

A solenidade fez a entrega aos senhores Paulo Mendes, Pastor Aristides Horácio, Profº Sansão Ricardo Flores, Profº Alírio Mendes, Profº Santo Cruz, Floriano Pinto-Liderança e Adir Ticuna e in memorian Constantino Ramos Lopes, Profº Reinaldo Otaviano, Profº Francisco Samias e Cristovinho Kokama. 

Professores da UFAM acompanharam a solenidade, vereadores entregaram os certificados Moção Honrosa de Reconhecimento e pela chuva estudantes das comunidades Filadélfia, Porto Cordeirinho e Bom Caminho não puderam comparecer ao evento.

Na mesa de solenidade foram convidados, Alírio Mendes - representando os homenageados e Sandro Flores - presentante da REJICARS como autor civil da Moção Honrosa.

Alírio Mendes destacou a importância do processo histórico do Movimento Indígena no Alto Solimões.

Sandro Flores destacou importancia do Movimento Indígena na região, reforçou que a juventude indígena carrega como responsabilidade essa história.

O Professor Antropólogo Rodrigo da UFAM, narrou o processo histórico dos ticuna, lembrou da importancia política de todas as lideranças na conquista pela demarcação das terras, a saúde diferenciada, a educação diferenciada e a língua como símbolo maior do povo.

Profº Sansão fez uma reflexão sobre a presença histórica dos ticuna no município de Benjamin Constant, sua importancia como povo e como cidadãos foi reconhecimento merecidamente, agradeceu os vereadores e a REJICARS que provocou no município a homenagem. Lembrou que os ticunas são fortes e grande populacionalmente porque não aceitam que outras culturas explore o que eles tem de bom como povo indígena e como povo ticuna.

Ao final Sandro Flores - REJICARS cantou em ticuna uma música tradicional ao som do tradicional tamborim da festa da moça-nova, encerrando a solenidade da Moção Honrosa de reconhecimento pelos 30 anos do Movimento Indígena do Alto Solimões. 

 

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490