I FORUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ALTO SOLIMOES

O I Fórum de Educação do Campo do Alto Solimões será realizado nos dias 26 e 27 de maio, no Auditório do Instituto de Natureza e Cultura (INC). O evento busca articular a Educação Superior com a educação básica trazendo para o debate o Plano Nacional de Educação para a Educação do Campo, além de propor a criação do Fórum Permanente de Educação do Campo do Alto Solimões.

Inscrições podem ser realizadas nos dias 24 e 25 de maio, na Sala do Observatório da Educação do Campo no Alto Solimões (OBECAS) no Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Benjamin Constant.

Promovido pelo projeto de extensão “Diálogos Interdisciplinares: Ciclo de Palestras e Encontros da Educação do Campo” do INC, e coordenado pelos professores Josenildo Santos de Souza e Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, o fórum terá palestras, audiências públicas e grupos de trabalho dentro dos seguintes eixos:

1. Qualidade da educação do campo;

2. Valorização do educador do campo;

3. Educação multisseriada;

4. Projeto Político Pedagógico;

5. Democratização do Ensino do Campo;

6. Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável.

Ao final será organizada uma plenária para apresentação dos resultados dos grupos de trabalho e sistematizar propostas para a educação do campo no Alto Solimões.

O evento é voltado para profissionais da educação básica do campo; prefeitos, secretários de educação; pesquisadores na área; acadêmicos dos cursos de ensino superior; estudantes da educação básica; movimentos sociais; instituições públicas e está aberto a todos interessados pelo tema.

Mais informações através do ciclodepalestrasinc@gmail.com, ou pelo telefone: (97) 9915343-98. Confira a programação completa abaixo. 
 

PROGRAMAÇÃO

26/05/2017 (6ª feira)


07h30 - Credenciamento.
08h30 - Animação cultural.
09h00 - Cerimonial de abertura do evento
10h00 - Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional – Prof. Pós-Doutor Sylvio Mário Puga Ferreira
12h00 as 14h00 – Cine Club Itinerante- Natureza e Cultura em Cena.
14h00 - Animação cultural.
14h30 - Mesa redonda: Direito à educação do campo, dever do Estado – Debatedores: Representantes de instituições municipais, estaduais e federais - Coordenação: Professor Josenildo Santos de Souza.
16h00 - Intervalo16h00 as 17h00 - Organização dos Grupos de Trabalho
 

27/04/2017 (Sábado)

08h00 - Animação cultural.
08h30 – GTs: Discussão nos grupos de trabalho
10h00 – Intervalo.
10h30 – Sistematização dos debates nos GTs
14h00 - Animação cultural.
14h20- Apresentação dos GTs
15h30- Intervalo
16h00 - Apresentação do Plano Regional de Educação do campo no Alto Solimões.
18h00 - Encerramento do evento - Animação Cultural

Fonte: comunicação INC UFAM - CAMPUS ALTO SOLIMÕES

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490