I ENCONTRO PSICOSSOCIAL EM FILADELFIA

Entre os dias 19 a 21 de julho de 2017, o Pólo Base Filadélfia recebeu o "Encontro Psicossocial: Cuidado em rede aos povos indígenas", uma iniciativa do serviço pisicologico do DSEI Alto Solimões coordenado pela psicóloga Cristina Benício de Lima, em parceria com a FUNAI, CONDISI, CRAS, CREAS, Pólo Base Filadélfia, Conselho Tutelar, Lideranças indígenas, jovens e estudantes das comunidades Filadélfia, Porto Cordeirinho e Bom Caminho. 

A abertura foi na quadra da Escola Municipal Ebenezer, seguindo de apresentação da representante do Fórum de Justiça Estadual Dra. Juíza Daniele, representante do DSEI Alto Solimões Enfª Adriana Dias, Coordenadora Regional da FUNAI Mislene Mendes, Nino Fernandes - Museu Maguta, Sidnei Fernandes - Conselheiro Distrital, Odácio Bastos - CONDISI ARS, Caciques das comunidades envolvidas e lideranças locais.

O encontro teve o objetivo de informar acerca dos direitos indígenas, sexualidade, direitos da mulher, direitos da criança e do adolescente entre outros.

O segundo dia a comunidade Porto Cordeirinho recebeu o encontro participando lideranças locais, estudantes e juventude, ao final teve apresentação cultural.

O terceiro dia a Comunidade Bom Caminho foi a última comunidade a receber o encontro, participaram pais, mães, anciãos, lideranças locais, equipe do pólo base e convidades. Foram palestrantes a psicóloga Cristina Benício, Tenentes da PM Benjamin Constant e terminou com apresentação cultural ticuna.

Após as apresentações estudantes das escolas da rede municipal e estadual mobilizaram em Marcha denominado: Marcha pela Vida, saindo da comunidade Bom Caminho até o local de encerramento na quadra polirdportiva da Escola Municipal Ebenezer.

 

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490