Etapa Distrital 5ª CNSI

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (18), a abertura da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões. O evento, que segue até sexta-feira (20), está sendo realizado no Auditório Amazônia Régia, do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), no município de Tabatinga (AM).
Acompanhado de várias autoridades regionais, o coordenador do DSEI, Daniel Ignacchiti Lacerda, reeleito para o cargo no dia anterior, presidiu a mesa de abertura. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo Núcleo Tabatinga dos Jovens Indígenas Comunicadores do Alto Rio Solimões, que contou também com o apoio dos núcleos Benjamim Constant e São Paulo de Olivença.
Conforme a programação da etapa, no período da tarde ocorre a apresentação dos eixos temáticos da 5ª CNSI: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena. Logo em seguida, haverá a definição dos grupos de trabalho.
Na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), os grupos seguem discutindo e levantando propostas, as quais serão encaminhadas para a Etapa Nacional da 5ª CNSI, que acontece em Brasília (DF), no período de 26 a 30 de novembro. Na sexta-feira também ocorre a eleição dos delegados que representarão o DSEI na etapa em Brasília.

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490