CULTURA

Cultura significa conhecimento, história de resistência, luta, coragem e o melhor modo de viver Tikuna. A cultura Tikuna é muito forte no Alto Solimões. A língua é o principal símbolo de resistência utilizada nas aldeias e em qualquer espaço que estejam membros da etnia.

As comunidades realizam até os dias de hoje sua principal cerimônia tradicional, a festa da moça-nova, em ticuna worecü rü para, passagem da menina para a vida adulta, que são intimamente ligadas com o modo de vida e a rotina das aldeias e a ancestralidade. 

Apoiamos as atividades culturais das comunidades e trazendo novas ferramentas para a promoção da nossa cultura, tais como a produção audiovisual, a comercialização do artesanato, intercâmbios e encontros entre os povos e comunidades.

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490