ASSEMBLÉIA GERAL DO POVO TIKUNA

Aconteceu entre os dias 03 e 04 de julho a Assembléia Geral do povo Tikuna, na aldeia Bom Caminho, Terra Indígena Santo Antônio, municipio de Benjamin Constant/AM. 

Participaram as 5 maiores organizações regionais da microrregião do Alto Solimões: Paulino Manuelzinho (Conselho Geral da Tribo Ticuna-CGTT), Sebastião Nogueira (Conselho Geral da Etnia Magüta-CGEM), Francisco Guedes (Federação das Organizações, Comunidades e Caciques Indígenas d Tribo Ticuna-FOCCITT), Silbene Ovídio (Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües-OGPTB), Santo Cruz (Museu Magüta) e José Fernandes (CGEAM).

Participaram caciques das comunidades: Bom Caminho(BC), Bom Jardim I(BC), Belém do Solimões(TBT), Sao Domingo(SPO), Sao Joao de Veneza(BC), Lauro Sodré (BC), Vila Betânia (S.A.I) e Feijoal (BC).

Estiveram presentes associações de base: profa. Maria Alcemira - OGEITAM (Estudantes Indígenas), Sandro Tikuna - REJICARS, Tertulino Mendes - EWARE-ACIU, Ismael Costodio - ACISPO, Elizabeth Peres (AMATÜ), Sinesio Trovão (Ngutapa), Adir Tikuna (Seringueiros), Pr. Eli Catachunga (OMITTAS), Gilquer (AACAM) e Izelina (Segurança Ticuna).

Foram deliberadas a partir da Assembléia Geral que o CGTT, CGEM e FOCCITT assinam um documento de responsabilidade e compromisso, cada organização geral se comprometer em respeitar seu espaço político e administrativo, além da escolha da proxima assembleia geral a acontecer na aldeia Vila Betania, municipio de Santo Antônio do Iça, nos dias 26 a 28 de novembro de 2021 para escolher o novo cacique geral do povo Tikuna.Haverá a escolha do candidato que concorrerá ao cargo de deputado estadual e federal no pleito de 2022.

A reuniao encerrou com mostras e danças do grupo Ngutapa.

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490