7º FESTIVAL DE MUSICA INDIGENA DO EWARE

Entre os dias 10 a 14 de julho acontecerá em Belém do Solimões a 7ª edição do FESTIVAL DE MUSICA INDÍGENA DO EWARE. Representantes de várias comunidades indígenas participam do festival, desde 2008 o evento conta com o apoio da FUNAI, SESAI, Prefeituras, abrange o Alto Solimões e as comunidades indígenas do Peru e da Colômbia.

O evento traz jurados que avaliam danças, intérprete, letra, arranjo, pinturas corporais respeitando a cultura de cada etnia, cada comunidade apresenta uma mãe com criança como índia mais bela apresentando seu dia-a-dia de mãe, esposa, trabalhadora. O índio guerreiro leva sua zarabatana, arco e flecha além de correr com tora. 

O festival promove: 

1 - Valorização da cultura indígena de cada etnia;

2 - A luta contra o alcoolismo, drogas e violência;

3 - Reuni igrejas em união e fraternidade.

O evento contará com a presença do exército e de apresentação especial do Grupo Cultural Ticuna Wotchimacü vindos de Manaus especial para o festival do Eware.

Organização: Frei Paulo Braghini e Cacique Emílioi Geraldo Marcelino

                   Conselho Pastoral da Paróquia e Lideranças

 

Esse é o Portal Oficial Sandro Tikuna, Líder Indígena, Comunicador, Ambientalista, Artista e Político. Pertencente ao Clã Manguari (Cowacüã') seu nome tradicional é Tchobücü,  nascido Sandro Stéfano Pinto Flores, nasceu no dia 28 de setembro de 1992, na aldeia Filadélfia, Benjamin Constant - AM, microrregião do Alto Solimões.
É um dos líderes do movimento indígena do Alto Solimões, sua liderança de luta e resistência está voltada a atividades culturais, sociais e políticas indígenas.
O portal é um espaço para apresentar os trabalhos e ações desenvolvidas na região do Alto Solimões, bem como a participação nas lutas e na resistência dos povos indígenas do Brasil.

"Temos o dever de continuar a luta dos nossos anciões e caciques do nosso povo"

SANDRO TIKUNA

 

VÍDEOS

 

 

MOVIMENTO INDÍGENA

 

 

 

 

 Assine a Carta contra o PL 490